sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A ROTINA QUE ACALMA O BEBÊ


Bebês choram. Sim, eles choram.. É a forma mais eficaz de comunicação deles com o mundo...

“Estou com fome.”  Eu choro.
“Estou com sono.” Eu choro.
“ Estou com calor.” Eu choro.
“Estou molhado.” Eu choro.

Choro. Choro. Choro. E sabem o que nós mães pensamos de cada tentativa de comunicação acima? 
“Eu sou uma péssima mãe.”
 “ Eu não vou dar conta.”  

Isso é uma realidade. Na minha, na sua casa e na casa de qualquer outra mãe do mundo (mesmo que algumas delas não admitam isso pra vc!)..

Mas o choro de nossos filhos faz muito além do que nos deixar inseguras, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Toronto, no Canadá, o choro do bebê também altera o cérebro dos pais, afetando sua capacidade para tomar decisões do dia a dia! 
Isso mesmo... o choro constante dos filhos, em outras palavras deixam as mães loucas!!!

Bem, na minha vida de mãe e pediatra, tive a oportunidade de conhecer, experimentar e indicar soluções que acalmam e muito o chororô dos bebês. E uma das principais soluções é a criação de uma rotina para os pequeninos. Sim! Isso mesmo... Uma rotina para bebês!


Rotina significa conhecer o que vamos viver em seguida, certo? E quando conhecemos aquilo que vamos viver em seguida, nos sentimos mais seguros. E segurança gera segurança. Ou seja, quando você mamãe toma as rédeas das atividades do seu bebê, ele se tornará mais seguro e você também se sentirá mais segura e confiante em si mesma! É um ciclo maravilhoso!!!

Mas como criar uma rotina para o bebê se tudo o que eles fazem na vida é comer e dormir?
É por aí mesmo... 

Bem, existem vários tipos de rotinas indicadas para essa idade, mas a que como mãe e pediatra eu vejo ter melhores resultados é a rotina inspirada pela autora do livro “O Segredo de uma Encantadora de Bebês”, a enfermeira neonatal Tracy Hogg. Eu sempre indico esse livro para as mães dos meus pacientinhos que gostam de ler.. Mas, vejam bem: cada criança é única e por mais que o conhecimento nos ajude a lidar com cada uma delas, nunca podemos colocar todas juntas em uma fôrma e achar que todas devem seguir um mesmo padrão!

Mas, vamos ao que interessa:
O cronograma sugerido pode e deve ser iniciado a partir do primeiro dia de vida e passa basicamente por 3 estágios:

Comer – amamentação em torno de 25 a 40 minutos (preferencialmente no seio!)
Atividade – 45 minutos (atividade de bebê é uma troca de fralda ou uma boa conversa com os pais ou um móbile bem lentinho e nunca, nunca, nunca aquela famosa "amiguinha pintadinha"!)
Soneca – uns 15 minutinhos até dormir e sonecas de 30-60 minutos.

E esse ciclo se repete em mais ou menos 3 horas. À medida que o bebê vai crescendo esse ciclo passa por modificações, mas quando a mãe inicia bem precocemente a rotina, tudo vai acontecendo de forma tranquila e natural...

Ah! Muito importante: não deixar o bebê dormir no seio, ele pode associar o sono à mamada e depois sempre vai precisar do seio para dormir (mas isso é assunto para outro post).

Mamães, iniciar a rotina dá um pouquinho de trabalho no início e como todo bom trabalho requer perseverança, mas depois tudo, tudo fica melhor...
Converse com seu pediatra, ele pode te ajudar a programar uma rotina especial para seu bebê..

Com amor de mãe e pediatra....

Janaina Abrão

0 comentários:

Postar um comentário

 

instagram @clinicapetit

Clínica Petit | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.